quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Enunciado do Exercício Final

O Exercício 5 consiste na elaboração de um curto projecto individual onde, idealmente, serão aplicados todos os conhecimentos ministrados nas aulas de Câmara e Direcção de Fotografia.

O projecto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, e um mínimo suficiente para nele se expor uma narrativa com Exposição, Enredo e Desenlace.

O enfoque irá recair unicamente na vertente técnica (conteúdos teórico-práticos das aulas) e artística (o aluno deverá expor o seu processo criativo como ferramenta para resposta ao exercício).

Existirão 4 fases distintas que serão distribuídas em 4 aulas de acompanhamento tutorial:

1a Fase
Ideia/Conceitos Base
Descrição da ideia que se pretende transmitir (Premissa), sendo a abordagem - vertente documental ou vertente ficcional - uma escolha livre por parte do aluno.
Entrega OBRIGATÓRIA de SINOPSE (5 a 7 linhas).

2a Fase
Pré-Produção 1 - Storyboard/Memória Descritiva do projecto. Pretende-se que o aluno execute a planificação da estrutura narrativa do projecto usando, para isso, a Escala de Planos de forma diversificada, e fazendo referência aos ângulos e movimentos de câmara.
A planificação deve também incluir uma memória descritiva do tipo de luz a utilizar, assim como uma memória de intenções sobre o plano de luz.

3a Fase
Pré-Produção 2 - Gestão de Recursos/Mapa de Rodagem. Pretende-se que o aluno estabeleça a prioridades na fase de rodagem, e que faça uma listagem do equipamento e recursos necessários. Nesta fase será importante definir a calendarização da Produção, assim como a listagem de equipamentos como, o material de captação de imagem, material para captação de som, iluminação, actores, décors, transportes, e outros.

4a Fase
Apresentação das Rushes e consequente debate do material rodado.
Montagem do projecto no tempo da aula.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Compreender um pouco a magia de Christopher Doyle

Hoje partilho um pequeno vídeo que nos revela - nem que seja apenas um pouco - a mente de um dos mais brilhantes DOP (Director Of Photography), da actualidade.

A saga BBC/Canon 5d MKII continua

Como o título anuncia!

Depois de tanta tinta que já se gastou a escrever sobre as DSLRs, o principal - e mais importante - canal público Inglês, o British Broadcasting Corporation (BBC), vem, mais uma vez, reiterar a sua desconfiança na tão "apetecida" câmara da Canon: a 5d MKII.

São muitas as pessoas que me abordam com regularidade no sentido de me fazerem saber que, aqui e ali, se produz, isto e aquilo, com esta câmara fotográfica da Canon (sabendo essas pessoas da minha recusa em aceitar as DSLRs como verdadeiras câmaras para registo de imagem em movimento).

Ora, se a BBC já tinha liminarmente recusado a 5d MKI, parece que as coisas não estão melhores para os fãs da nova MKII, que continua a receber feedbacks negativos do departamento técnico do grande canal britânico.

A notícia pode ser lida de seguida:

Inauguração

Boa noite a todos. São 00:38 e dou por inaugurado o Blogue da cadeira de "Câmara e Direcção de Fotografia" da ESAD-CR.

Espera-se que este espaço seja um de partilha, mas de reflexão acima de tudo. Tudo o que respeita à cadeira - mas não só (desde que conviva no âmbito do cinema) - é bem vindo no sentido de animar este Blogue.

Como curiosidade, adianto que a foto do EP1 foi tirada com uma Harinezumi 2. A foto não sofreu qualquer alteração e está partilhada tal como foi tirada.
Para mais informações sobre esta pequena câmara (que já é um gadget de culto na Ásia), seguir a seguinte hiperligação: Harinezumi 2

Bom trabalho para todos