quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Enunciado dos exercícios da Cadeira CDF

1. A luz pode, só por si, esconder ou revelar nuances e detalhes de um objecto de forma inimaginável. A orientação e a qualidade da luz podem contribuir para transformar, por completo, a aparência de um objecto.
Com base nessa percepção, execute experiências livres em vídeo, que procurem emprestar a um objecto inanimado uma noção de “transformação pela luz” (duração máxima de 1 minuto).

2. A selecção de uma porção de um espaço a registar pela câmara compreende uma criteriosa avaliação de inúmeros fenómenos.
Faça o registo de 3 fotogramas, procurando estabelecer uma relação temática e formal entre os 3. Procure um resultado em que se coloque em evidência uma preocupação estética no que diz respeito ao enquadramento das suas imagens.

3. Coloque em prática os seguintes conceitos fotográficos:
- Exposição; Sub-exposição; Sobreexposição.
- Profundidade de Campo
- Profundidade de Foco
- Distância Hiperfocal

4. Aplicando os conteúdos de iluminação leccionados, elabore uma narrativa que se possa facilmente adaptar a 3 géneros cinematográficos distintos: Romance; Drama; Terror.
Estes géneros terão de ser diferenciados unicamente pelo uso da luz; do ritmo de montagem; e do som (exceptua-se o uso de música). O exercício terá de ser apresentado em suporte vídeo, com uma duração não superior a 1 minuto para cada um dos géneros.

5. O enunciado deste exercício já foi publicado previamente e consta do arquivo deste Blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário